Doutora, descobri que tenho mioma…
Queridas pacientes…
Oito em cada dez mulheres têm miomas.
Os miomas são tumores benignos que podem existir sem nunca causar qualquer sintoma mas, também, podem ser causa de dor pélvica, aumento do volume abdominal, sangramento menstrual excessivo ou infertilidade.
Sendo assim, o diagnóstico “acidental”, realizado em exames como a ultrassonografia pélvica ou transvaginal, por exemplo, pode não ser motivo de preocupação, caso não haja queixa específica da paciente.
Em caso de sintomas relacionados ao mioma, muitas formas de tratamento estão disponíveis, desde o uso de medicações hormonais e não hormonais, até cirurgias para remoção dos miomas ou do útero, em casos específicos.
Existem basicamente três tipos de miomas: subseroso (localizado na porção mais externa do útero), intramural (localizado no interior da parede uterina) e submucoso (localizado na porção mais interna do útero, projetando-se para a cavidade uterina).
Este último costuma ser o mais relacionado às queixas de sangramento vaginal. Técnicas minimamente invasivas, como a remoção cirúrgica do mioma por vídeo-histeroscopia, podem resolver a maioria desses miomas sem a necessidade de laparotomia, com rápida recuperação da paciente e com ótimos resultados.
Converse com seu ginecologista sobre as diversas formas de tratar os miomas.
Deixe seu comentário