Corrimento… ai que saco!

Doutora, tenho um corrimento que não me deixa nunca!

Queridas pacientes…

A secreção vaginal leva a grande maioria das mulheres a procurar seus ginecologistas ou suas amigas, mães, vizinhas e Dr. Google

Costumo falar, nas minhas consultas, que as mulheres não são “secas”. Existem glândulas no entorno da vagina que produzem uma secreção fisiológica, além da secreção sebácea e sudorípara, esfoliação da mucosa vaginal e do colo e líquidos do sistema genital superior (endométrio e tubas) que geram um fluxo vaginal NORMAL.

O tipo e a quantidade desse fluxo sofrem influência dos hormônios da mulher, podendo aumentar no meio do ciclo menstrual, gerando uma variação cíclica normal.

Secreções vaginais normais têm consistência flocular e cor branca. No período pré-ovulatório, a secreção vaginal assemelha-se à clara de ovo e tem uma característica finlante (estica).

A vagina possui uma flora natural composta principalmente por Lactobacillus sp, que convivem em harmonia com outros micro-organismos. Sendo assim, é possível encontrar fungos (Candida sp) ou bactérias (Gardnerella vaginalis) em um exame microscópico sem que isso signifique que haja infecção.

O desequilíbrio da flora normal, com proliferação exacerbada de um único micro-organismo ou contaminação por outros patógenos, pode causar sintomas específicos como vermelhidão, ardência, coceira ou “odor de peixe”, além de mudanças na característica da secreção vaginal, em dependência do micro-organismo envolvido.

Aí, sim, você pode procurar seu ginecologista para tratamento específico, e não aquela receita milagrosa da internet…

1 Comentário

  • Por Mile
    Postado 13/11/2019 16:49 0Curtidas

    Olá, bom eu tomo anticoncepcional ciclo 21 , mas desce um líquido transparente esse líquido quer dizer que tô no período fértil ou não? Obrigada

Deixe seu comentário

Instagram
WhatsApp