Menstruação excessiva: devo me preocupar?

Doutora, eu sangro muuuuuuito!

Queridas pacientes…

Distúrbios menstruais são responsáveis por um terço das consultas em ginecologia. Mas será que as mulheres identificam corretamente esses distúrbios?

Um estudo clássico de 1966 (Hallberg, et al) mostra que 40% das mulheres com fluxo intenso classificam-no como moderado ou leve, e 26% das mulheres, com fluxo normal, classificam-no como intenso.

O ciclo menstrual normal (intervalo entre o 1º dia de uma menstruação até a véspera da próxima) pode variar de 22 a 35 dias, com fluxo de 4 a 7 dias de duração. Mulheres com ciclos menores de 30 dias, portanto, podem sangrar no início e no final de um mesmo mês, assim como aquelas com ciclos superiores a 30 dias podem passar um mês inteiro sem sangrar, sem que isso seja uma anormalidade.

A menstruação normal costuma ter um padrão de regularidade, intensidade, previsibilidade e duração. É preciso conhecer o SEU padrão normal, observando (e anotando, para não esquecer…) 3 ciclos consecutivos.

Alterações no ciclo menstrual podem ter causas funcionais (alterações hormonais, distúrbios da coagulação, uso de medicações, infecções etc.) ou estruturais (miomas, pólipos, adenomiose ou até câncer).

Mas calma! Podemos identificar e tratar precocemente todas essas causas, e as opções de tratamento são muitas!

Atentem para uma questão importante: aproximadamente 8 em cada 10 mulheres têm miomas, e não necessariamente eles causarão algum problema para você.

Os miomas serão tema específico de outra postagem. Fiquem atentas!

Deixe seu comentário

Instagram
WhatsApp