A palavra ginecologia significa ciência ou conhecimento da mulher. Na medicina, é a especialidade que estuda a fisiologia feminina, acometimentos diversos de seu aparelho reprodutor (vagina, útero e ovários, além das mamas) e outras condições próprias desse público, como problemas hormonais ou tensão pré-menstrual.
A Dra. Paula de Holanda está ao lado de suas pacientes em momentos de grande importância, como a primeira menstruação, o início do período reprodutivo, a primeira relação sexual, o início de métodos contraceptivos e do planejamento familiar, a menopausa e a senilidade. O objetivo de seu trabalho é que a mulher viva em sua plenitude e aproveite da melhor forma possível as diferentes fases de sua vida.
O ginecologista é o médico que cuida da saúde da mulher e deve acompanhá-la regularmente em todas as faixas etárias, desde o início da puberdade – mesmo que a menina ainda não tenha tido relações sexuais – até o período da pós-menopausa. Na sociedade atual, a expectativa de vida entre as mulheres vem crescendo, e elas passaram a viver mais durante o período pós-menopáusico. Os cuidados específicos nessa fase, portanto, vêm ganhando cada vez mais importância.
O profissional que cuida da mulher atua fundamentalmente na prevenção, no planejamento, na orientação, no diagnóstico e nos tratamentos específicos de afecções tais como:
- Amenorreia (ausência de períodos menstruais)
- Cisto ovariano
- Climatério e menopausa
- Dismenorreia (cólicas menstruais)
- Doença inflamatória pélvica
- Doenças das mamas
- Endometriose
- Fertilidade e infertilidade
- Incontinência urinária
- Infecção vaginal
- Infecção urinária
- Métodos anticoncepcionais
- Mioma
- Pólipos uterinos
- Prolapso dos órgãos pélvicos
- Sangramento uterino anormal
- Síndrome dos ovários policísticos
- Tensão pré-menstrual (TPM)
- Entre outras
Estamos preparados para oferecer os melhores métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento das diferentes afecções ginecológicas, das mais comuns às mais complexas, acompanhando a mulher em todos os momentos.